Folia e tradição: Confira aqui mais três curiosidades sobre o Carnaval

 
 

8ª: Em São Paulo

Apesar de grande e de atrair foliões do mundo inteiro, o desfile das escolas de samba de São Paulo adquiriu relevância ao passar a ser transmitido pela Rede Globo para todo o país, exceto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

9ª: Em Recife

 O Livro dos Recordes também declarou, em 1995, o bloco “Galo da Madrugada”, da cidade do Recife, como o maior do Carnaval do mundo todo.

  

10ª: Blocos de rua

No Brasil, os tradicionais blocos carnavalescos surgiram na segunda metade do século XIX, compostos por pessoas fantasiadas, carros decorados e bandas musicais. O primeiro deles foi o chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”, fundado em 1855 no Rio de Janeiro, por membros da elite urbana, dentre eles, o famoso escritor José de Alencar.

Na ocasião, os foliões se dirigiram até o Palácio São Cristóvão para pedir que a Família Real assistisse ao desfile. É claro que Dom Pedro II não resistiu ao convite, mas foi apenas no ano de 1989 que a polícia do Rio de Janeiro autorizou os desfiles de blocos de Carnaval pelas ruas da cidade, como acontece atualmente.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITE A SERRA DE JOÃO DO VALE - RN E SE HOSPEDE NO CHALÉ MIRANTE DO SOSSEGO

VENHA CONHECER FELIPE GUERRA - RN

CONHECENDO SERRINHA DOS PINTOS - RN