GOVERNO DO RN , ANDA NA CONTRA MÃO DO CERTO E FECHA PRESIDIO PROVISÓRIO QUE RESSOCIALIZAVA PRESOS

 

Governo do RN segue na contra mão do que diz e fecha Presidio Provisório que ressocializava presos e praticava ações sociais em Patu e região , o CDP de Patu foi fechado no último dia 09 de Janeiro do corrente ano , causando um impacto negativo para o próprio Governador Robinson Faria , já que  o novo CDP foi construído sem qualquer investimento do Governo do Estado , na verdade, o apoio veio do Poder Judiciário, através da destinação de recursos oriundos de penas pecuniárias aplicadas em processos julgados na Comarca local, bem como da sociedade civil organizada, especialmente dos comerciantes e de advogados de Patu e região ,  até a mão-de-obra ficou por conta dos apenados , barateando a construção .
  
 Foto : Maquete do Prédio

O Governo do RN , fechou Uma unidade prisional moderna , segura e bem aparelhada , com capacidade para até 100 detentos , onde era cultivado uma horta que tinha o nome de " horta solidária " ressocializar para crescer e uma parte da  produção era doada para pessoas carentes  e instituições filantrópicas, além da horta os detentos criavam galinhas caipiras e estavam iniciando a criação de peixes ( tilápias ) , somando a tudo isso ainda tinha o artesanato e a biblioteca . Obs ; Todos os apenados que estavam sendo ressocializados passavam por cursos de capacitação em parceria com o SENAR e o sindicato dos produtores Rurais de Patu .

Resultado de imagem para contra mão

O Governo do RN , prega uma coisa e faz outra , o nucleo de Reimtegração Social do RN diz que tem como missão colaborar para a recuperação social do preso com vistas a melhorar sua condição de vida, através da elevação do nível de sanidade física, moral, educacional, além da capacitação profissional e encaminhamento para oportunidades de trabalho remunerado.
Resultado de imagem para fala uma coisa e é outra

Mesmo após a rebelião, penitenciária continua com pavilhões superlotados (Foto: G1/RN)
Mesmo após a rebelião, penitenciária continua com pavilhões superlotados (Foto: G1/RN) 

 “As pessoas estão relatando que existe um sistema de tortura, de spray de pimenta, de bala de borracha, de privação alimentar, de privação à água. Eu vejo Alcaçuz como um grande problema. Eu tenho medo”

Palavras de Juliana Melo
Doutora em Antropologia e Professora da UFRN , em entrevisata ao G1/RN , sobre o maior presídio do RN

 Após as reformas realizadas em Alcaçuz, os presos voltaram a ficar atrás das grades (Foto: Anderson Barbosa/G1) 
Após as reformas realizadas em Alcaçuz, os presos voltaram a ficar atrás das grades (Foto: Anderson Barbosa/G1) 

 “Ali é um barril de pólvora prestes a estourar novamente. Humanamente, é impossível viver ali naquele contexto de superlotação, de insultos morais que os presos estão sendo vítimas"

 
Palavras de Juliana Melo
Doutora em Antropologia e Professora da UFRN , em entrevisata ao G1/RN, sobre o maior presídio do RN .
 
 Resultado de imagem para FECHADO PARA REFORMA

O Governo do RN vem usando de muitas desculpas para fecharem os CDP`s ( Unidades Prisionías ) , uma hora é que não tinham estrutura para funcionar e iriam fazer reformas outra hora é que estava na programação e assim o Governo Robinson Faria , vem fechando CDP`s e transferindo os presos para  presidios que já estão superlotados .

 Os Centros de Detenção Provisória do Rio Grande do Norte foram criados entre os anos de 2008 e 2009, após a Justiça determinar que os presos não ficassem mais nas delegacias da Polícia Civil .

Os Centros de Detenção Provisória são peças fundamentais no sistema prisional do Rio Grande do Norte, pois eles ajudam a amenizar a superlotação nos presídios.

GOVERNO FECHOU O CDP DE PATU E A POPULAÇÃO QUER SABER O MOTIVO

 Resultado de imagem para NOVO CDP PATU

 Resultado de imagem para e agora ?
Imagem ilustrativa

O CENTRO DE DETENÇÃO PROVISÓRIA DE PATU , PASSOU POR REFORMA , AMPLIAÇÃO E FOI REINAUGURADO EM AGOSTO DE 2017 , O CDP TEVE SUAS PAREDES REFORÇADAS , GANHOU CÂMERAS DE MONITORAMENTO 24 Hs , SALA DE TRIAGEM , SALA PARA ADVOGADO , CARTÓRIO , GALPÃO MULTIUSO ( RESSOCIALIZAÇÃO ) , NOVAS CELAS  , COZINHA E ALOJAMENTO PARA OS AGENTES PENITENCIÁRIOS , NOVA ENTRADA COM MURO ALTO E RECAPEAMENTO ASFÁLTICO , TUDO ISSO TEVE UM CUSTO QUE PASSOU DOS R$ 350.000,00 E NÃO VEIO DO GOVERNO DO ESTADO , A OBRA FOI CUSTEADA PELA  POPULAÇÃO , POR EMPRESÁRIOS , PELO  JUDICIÁRIO E POR ADVOGADOS DE PATU E  REGIÃO .

JÁ QUE O GOVERNO NÃO FEZ SUA PARTE ( REFORMA E AMPLIAÇÃO DO CDP DE PATU ) , NÓS FIZEMOS E AGORA O SEU GOVERNO FECHOU , PARA ONDE VAI O NOSSO INVESTIMENTO GOVERNADOR ROBINSON FARIA ?

 Resultado de imagem para PARA ONDE VAI ?


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITE A SERRA DE JOÃO DO VALE - RN E SE HOSPEDE NO CHALÉ MIRANTE DO SOSSEGO

VENHA CONHECER FELIPE GUERRA - RN

CONHECENDO SERRINHA DOS PINTOS - RN