PATU ; " A CAPITAL POTIGUAR DO VOO LIVRE "

A imagem pode conter: oceano, céu, texto, atividades ao ar livre e natureza 
Por FANY CARLOS
 
Patu é oficialmente a Capital Potiguar do Voo Livre. Graças a  proposição do Deputado Estadual Manoel Cunha Neto ( Souza ), foi publicado no Diário Oficial do último  sábado, 14, a Lei nº10.257, que reconhece o município de Patu como a CAPITAL POTIGUAR DO VOO LIVRE .


Resultado de imagem para deputado souza
Foto : Deputado Estadual. Souza

Localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte , a 310km da Capital Natal, Patu tem um dos melhores locais do Brasil para a prática desse esporte, sendo muito procurada por praticantes de esportes radicais como o Voo Livre , principalmente nos meses de outubro, novembro e dezembro.

A quase 700 metros de altura, o município detém, inclusive, recordes de duração de voo.
PERFIL DO DEPUTADO ESTADUAL " SOUZA "
  
MANOEL CUNHA NETO, mais conhecido como “SOUZA”, nasceu em 08 de julho de 1970, na comunidade de Gado Bravo, município de Grossos/RN, Filho de Francisco José de Souza e Maria Dilma do Rosário Souza. 
Souza sempre foi uma pessoa muito ligada a religião e a família, é católico fervoroso, casado com Joseana da Silva Nogueira Cunha, com quem teve dois filhos: Leonam Lucas Nogueira Cunha e Lucas Manoel Nogueira Cunha.
Tendo os estudos como hobby desde cedo, sempre estudou na rede pública de ensino, cursando as séries iniciais na Escola Municipal Professora Maria Helena Marques, em comunidade de Gado Bravo. Em 1979, seus pais se mudaram para Areia Branca/RN, onde Souza concluiu o ensino Fundamental na Escola Municipal Estadual Conselheiro Brito Guerra, e o ensino médio na Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz. É Engenheiro Agrônomo formado pela Escola superior de Agricultura de Mossoró - ESAM, e atualmente cursa Direito na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN.
Souza entrou no serviço público muito cedo, é Servidor Federal da Previdência Social, em seguida, fez história na política Areiabranquense, sendo eleito aos 21 anos de idade como Vereador (1993-1996), tendo sido o mais votado naquela eleição. Em seguida, foi eleito duas vezes Vice-Prefeito (1997-2003) e, por duas vezes Prefeito (2004-2012). Durante seus mandatos, Souza não lutou apenas pelo desenvolvimento de Areia Branca, mas de toda região, criando a Associação dos Municípios do “Pólo Costa Branca”, a qual presidiu no período de 2004 a 2012. Em sua vida como Gestor Público, recebeu inúmeras honrarias, das quais podemos citar: Premio Prefeito Empreendedor do SEBRAE (2005); Título de Cidadão Areiabranquense (2005); Título de Cidadão Mossoroense (2005); Título de Mérito UERN (2005), dentre muitos outros.
Em 2014, Souza concorreu nas eleições estaduais ao cargo de Deputado Estadual pelo Partido Humanista da Solidariedade - PHS, como representante do Pólo Costa Branca, sendo eleito com 20.440 votos. Vem realizando um mandato mais voltado para o desenvolvimento dos municípios do interior. 
Resultado de imagem para YASMIN TUR TURISMO RN
Quero aqui agradecer ao Deputado Sousa por ter tido olhos para minha cidade e conseguiu essa lei municipalista n*10.257, que trás o benefício para Patu e reconhecimento como a capital Potiguar do voo livre, de muita responsabilidade para todos os Filhos Patuenses, precisamos honrar esse Título.
ENTENDA
 Resultado de imagem para PATU CORPUS CRISTI VOO LIVRE PATU
 Me chamo  Vicente Holanda, tenho 25 anos e sou natural de Mossoró/RN. Pratico vários esportes radicais, mas o que mais amo é o voo livre de parapente. Fui convidado por Cristina e Resinaldo da Yasmin Tur para o evento " Patu Corpus Christi " em Patu que aconteceu em junho desse ano. Fui preparado para aproveitar o máximo a energia do lugar, da cidade das pessoas. Então desde quando cheguei na cidade, fiquei encantado com tamanha receptividade do povo conosco, os Turistas desportivos. participei do evento, conheci todo o potencial existente nesse lugar encantado, sem contar nas paisagens magnificas existentes nesse lugar. Meu primeiro voo de termal solo fiz em Patu e me apaixonei pelo lugar, e por tudo que vivi, senti, conheci e pelas amizades que fiz com essa gente acolhedora. Após retornar pra casa me senti no direito como cidadão e como amante dos esportes radicais tentar ajudar da forma que eu podesse. Foi quando entrei em contato com o dep. Souza e apresentei a ele todo o potencial existente em Patu para os esportes radicais, e o turismo de vivência como também o histórico existente no voo livre. Foi quando discutimos a oportunidade de tornar Patu como a Capital do Voo Livre do RN. Então depois de 5 meses longe de casa, essa semana me deparei com essa belíssima notícia, que Tinha sido oficializado, e Patu tinha sido realmente conhecida como a Capital do Voo Livre do RN. Isso é um marco importante para a cidade e para a interiorização do Turismo, onde os cidadãos, poder público, iniciativas privada não pode deixar essa força diminuir, tem que aproveitar o embalo e fazer mais e mais acontecer.
PALAVRAS DE VICENTE HOLANDA
 Resultado de imagem para serra de patu voo livre 
Com esse gás esperamos que se voltem com o olhares diferenciados a nossa Patu não queremos só crescer, como passa pela cabeça de muitos, que não tem noção da importância de ter essa agência ( YASMIM TUR ) para recepcionar os turistas e os praticantes de aventura com voo livre, escaladas, rapel, e outros levando Patu ao alto como merece só temos a ganhar. Quero agradecer a meu amigo Vicente Holanda por ter reconhecido que Patu tem a melhor rampa do nordeste e de ter nos dado esse presente, pois os eventos vem sempre crescendo e desenvolvendo cada dia mais. Quero agradecer aos pilotos do voo livre que abraçaram junto com a Yasmim Turismo fazer crescer o voo em Patu novamente. Que Sol venha novamente a nossa cidade e que sejam bem vindos todos os pilotos internacionais a essa cidade que agradece sempre em nome dos Patuenses a presença de vocês.
 
 
PALAVRAS DE CRISTINA ERNESTO ( AGÊNCIA YASMIM TUR )
 
 A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado

Fany Carlos ; Conselheiro do POLO SERRANO DE TURISMO desde 2005
Diretor do Departamento de Turismo e Meio Ambiente da SEPARN
Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Patu - RN , nos anos de 2005 , 2006 , 2007, 2008 e 2009 ( até mês de março )
Parabéns ao deputado " Souza " pela Proposição , colocando Patu como a " Capital Potiguar do Voo Livre , agradecer a pessoa de Vicente Holanda que mesmo não sendo de Patu , se apaixonou pela nossa cidade fazendo referência ao nosso potencial Turístico , agradecer a Cristina e Resinaldo Ernesto da Agência " YASMIM TUR " , que com muito esforço e trabalho vem realizando eventos importantes no seguimento , resgatando assim a prática dos esportes radicais em nosso município, pois a atual gestão pouco tem olhado para o Turismo de nossa cidade , amargamos um atraso de mais de oito anos no que diz respeito ao Turismo de Patu . 

Fica aqui o meu apelo ao poder público de Patu , além de termos o " SANTUÁRIO DO LIMA " como uma das " SETE MARAVILHAS DO RN " ( eleita em 2007 ) e sermos a " CAPITAL POTIGUAR DO VOO LIVRE " ( 2017 ) espero que olhem com mais zelo para o nosso TURISMO , que não é só o Religioso e o de Aventura , temos a história do Cangaceiro  Jesuino Brilhante com sua imponente gruta , temos uma comunidade remanescente dos  Kilombolas , temos inscrições Rupestres no Jatobá , temos as cavalgadas , o encontro de moto-clubes , temos o motor da luz com sua história esquecida , etc .
O momento é de união onde a iniciativa pública e privada devem olhar para o nosso potencial e agir , no tocante vejo situações isoladas onde um ou outro corre atraz , até mesmo quem não é de Patu, diante da falta de ações por parte do EXECUTIVO de Patu , destaco o trabalho do vereador Thiago Queiroga , que muitas vezes tem se deslocado até a Capital do Estado para cobrar ações concretas para o desenvolvimento do Turismo local.
 PALAVRAS DE FANY CARLOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITE A SERRA DE JOÃO DO VALE - RN E SE HOSPEDE NO CHALÉ MIRANTE DO SOSSEGO

VENHA CONHECER FELIPE GUERRA - RN

CONHECENDO SERRINHA DOS PINTOS - RN