Projeto da Setur RN recolhe mais de 100 kg de lixo nas praias

Projeto da Setur RN recolhe mais de 100 kg de lixo nas praias 
 
O projeto piloto encampado pela secretaria estadual de Turismo para conscientizar jovens sobre a importância da sustentabilidade do meio ambiente foi um sucesso. O “Praia Limpa Começa Aqui” reuniu 300 alunos oriundos de 11 escolas dos municípios de Baía Formosa e Canguaretama, que apenas durante algumas horas da manhã, conseguiram recolher 108 kg de lixo espalhados nas praias.

“É um projeto muito mais de conscientização do que de uma limpeza até simbólica das praias. Antes da mobilização organizamos palestras e uma espécie de gincana envolvendo o turismo sustentável para selecionar as escolas participantes. Também promovemos oficinas, bate papos com estudantes e outras ações de sensibilização”, enfatizou o titular da pasta estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

Durante bate papo com alunos no passeio do Barco Escola, em Barra de Cunhaú (distrito de Canguaretama), o secretário adjunto, Manuel Gaspar, agradeceu a parceria das instituições envolvidas e ressaltou que “hoje em dia é impossível falar em turismo sem mencionar o meio ambiente, sobretudo no turismo eminentemente ecológico, praticado aqui”.

Manuel Gaspar lembrou ainda que, segundo dados da ONU, o turismo gera 10% dos empregos no mundo. “A comunidade que entender a importância do meio ambiente para o turismo, seguramente estará à frente no processo de geração de empregos. E, de certa forma, o que vocês realizaram hoje aqui fomentará um benefício que, provavelmente, vocês mesmos poderão usufruir mais à frente”.

Também integraram a equipe da Setur RN a coordenadora da Assessoria Técnica, Carla Dutra, a subcoordenadora de Fortalecimento Profissional, Cristiane Dantas, e Mércia Motta, chefe da Unidade Instrumental de Finanças. A ação contou com a parceria da secretaria estadual de Educação, do Idema, do Senac e das prefeituras municipais de Baía Formosa e Canguaretama.

Participaram do projeto, em Baía Formosa, as escolas estaduais Águida Sucupira, Paulo Freire, e Manoel Germano dos Santos; e as escolas municipais João Anacleto Filho e Manoel Francisco de Melo, esta última do distrito de Sagi. E, de Canguaretama, as escolas C.E.R. Roberto Magalhães de Melo, Matias Maciel, Guiomar Vasconcelos, 04 de Março, Fabrício Maranhão, e Felipe Ferreira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITE A SERRA DE JOÃO DO VALE - RN E SE HOSPEDE NO CHALÉ MIRANTE DO SOSSEGO

VENHA CONHECER FELIPE GUERRA - RN

CONHECENDO SERRINHA DOS PINTOS - RN