MARTINS SERÁ PALCO DE MAIS UM ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS

 

Martins deverá receber entre os dias 25, 26, e 27 de agosto deste ano o tradicional Encontro de Carros Antigos, que é realizado pelo 5° ano na cidade serrana do Rio Grande do Norte.

 Resultado de imagem para prefeitura de martins rn

O Encontro tem a participação de caravanas de quase todos os estados vizinhos do Rio Grande, como Pernambuco, Paraíba e Ceará. A expectativa para este ano é que mais de 70 veículos cheguem a cidade em pleno período de frio na serra (Que varia entre os 16° aos 24° nesta época do ano).

 

 Segundo os organizadores, em 2016 mais de 60 veículos estiveram presentes no IV encontro realizado na cidade.  José Marcelino de Araújo, um dos chefes do evento, que vem de Mossoró, diz que a ideia de fazer o festival em Martins foi motivado pelo clima agradável, pela receptividade do seu povo, além de a cidade ter um dos maiores colecionadores de carros da região, o desembargador aposentado Deusdete Maia.

 

“Sentíamos que daria certo. Pelo clima, pelo povo hospitaleiro, e também já tínhamos um dos maiores colecionadores que é de Martins, o dr. Deusdeste Maia. Temos veículos que vêm de Sobral, Fortaleza, João Pessoa, Patos, Campina Grande, Crato, fora as cidades do Rio Grande do Norte, como Caicó, Natal, Mossoró, entre outras”, diz Marcelino.

Maior Colecionador

Além de muitos amantes das máquinas antigas, em Martins existe um dos maiores colecionadores do RN, o desembargador Deusdete Maia, que possui uma frota para mais de 20 peças.

Em 2016, conseguimos uma rara entrevista com a autoridade no assunto enquanto ele andava tranquilo em meio aos seus carros e transeuntes na Praça Almino Afonso, centro de Martins, onde o evento é realizado.

Indagado sobre a sua paixão por carros, Deusdete deu um testemunho quase histórico sobre seu hobby.

“Lembro que eu menino e meu pai possuiu o primeiro carro dessa região e o primeiro caminhão para a cidade de Martins. Era Nelson Benício Maia. O carro fazia linha de Martins a Mossoró e eu aprendi a dirigir nele aos 14 anos. Então, de lá para cá não parou mais a minha paixão”, confidenciou o colecionador.
Dr. Deusdete mantém uma garagem e um funcionário em Martins apenas para zelar dos veículos.

“Gosto de comprar os velhos e muitas vezes estão em péssimas condições. Eles passam por uma reforma total, do para-choque dianteiro ao traseiro, do motor ao diferencial”, explica.

Segundo o desembargador, ele procura as peças que são mais raras de encontrar no mercado. “Tenho desde um Mercedes, passando por um Galax, Puma, ao GTI. Eu tenho carro que foram feitos em fabricação em série e que já pararam de produzir, e nem a fábrica sabe quantos foram produzidos e mandados ao Brasil”, explana o maior colecionador.


Alguns veículos da Coleção particular de Deusdete Maia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITE A SERRA DE JOÃO DO VALE - RN E SE HOSPEDE NO CHALÉ MIRANTE DO SOSSEGO

VENHA CONHECER FELIPE GUERRA - RN

CONHECENDO SERRINHA DOS PINTOS - RN